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Destaque para as metas de segurança do paciente

07 JUL 2024

Priorizando a segurança no atendimento à população, o Hospital Amparo de Maria mantém em sua estrutura o NSP – Núcleo de Segurança do Paciente, setor de orientação, controle e proteção dos procedimentos que visam assegurar ao máximo todos os cuidados necessários para que não ocorram acidentes ou riscos desnecessários aos pacientes.

O NSP tem como base fundamental de trabalho o cumprimento das 06 metas de segurança do paciente. Estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituídas pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria 529, de 1 de abril de 2013.

Para garantir a eficiência do processo, são seguidas à risca todas as metas instituídas pelo programa, conforme nos relatou Laís Santos, enfermeira integrante do NSP.

Meta 01 – Identificar corretamente o paciente. São utilizados dois indicadores para garantir essa identificação (nome completo e data de nascimento).

Meta 02 – Melhorar a comunicação entre os profissionais. Passando informações aos colegas de trabalho sobre os procedimentos relativos ao paciente, durante todo o percurso para o seu procedimento, desde sua admissão até a alta.

Meta 03 – Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração dos medicamentos. Através de triagem para riscos alérgicos, conferência e identificação direta nos medicamentos destinados aos pacientes.

Meta 04 – Assegurar local de intervenção, procedimento e paciente correto. Conferência dos dados pessoais do paciente e conferência do prontuário, nome, idade e local correto da cirurgia, além do checklist de cirurgia segura.

Meta 05 – Higienizar as mãos para evitar infecções. Um cuidado básico, porém, muito importante e que deve ser recorrente, pois as mãos são grandes veículos transmissores de bactérias.

Meta 06 – Reduzir os riscos de quedas e úlceras por pressão. Sinalizar áreas molhadas, informar os pacientes dos riscos e usar as grades de proteção das camas para evitar quedas.

“Apesar do perfil dos nossos pacientes ser de curta permanência, nós precisamos garantir que a sua estadia, seja de 24 ou 48 horas, aconteça de uma forma que esse paciente não corra riscos. Seguindo todas estas metas é possível diminuir ou extinguir danos que sejam desnecessários para o paciente.” explicou Laís.

 

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