O Hospital Amparo de Maria, em parceria com a Secretária de Estado da Saúde, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, realizou na manhã desta terça -feira, 18, no auditório do HUSE, o lançamento das cirurgias de prolapso de órgão pélvicos. A partir do dia 24 de julho, iniciam as cirurgias de prolapso uterino no HAM pelo SUS.
A palestra foi proferida pelo obstetra Vinícius Brito, e contou com a presença do secretário de saúde, Walter Pinheiro , do diretor Técnico do HAM Dr. Rodrigo Dias e pacientes do hospital.
"Quando começamos o acompanhamento das cirurgias no Hospital Amparo de Maria há quase dois anos, percebemos que algumas pacientes tinham o prolapso avançado, que é o grau três e quatro, tanto de bexiga, útero e intestino. Quando o prolapso é só do útero é em tese, mais fácil de resolver Retiramos o útero. O problema é e quando ocorre a descida da bexiga ou intestino", alertou o médico.
Ele esclareceu que nesse caso, e necessário fazer a fixação na cirurgia. "Era uma dificuldade a solicitação dessa cirurgia. Fiz uma pesquisa, no Sistema Único de Saúde, passei a anotar todas as pacientes em uma agenda e conversamos com o diretor geral do HAM, Max Carvalho e com o decorrer do tempo, apresentamos o projeto para as entidades públicas e fomos ouvidos e entendidos de forma rápida sobre a importância dessa doença, como ela prejudica a qualidade de vida das pacientes quanto tira a femilidade da mulher, por se tratar de um órgão importante, associado ao fato dela ser mulher", observou Vinícius.
O médico afirmou que o problema causa muito transtorno psicológico, psiquiátrico. "Nosso intuito era melhorar a qualidade de vida dessa paciente e hoje é o fim de todo esse processo. A partir de agora, todas as pacientes do estado que tiverem com algum diagnóstico de prolapso genital, poderão ser encaminhadas para o ambulatório do HAM nos dias de segunda-feira e quinta-feira, para Dra. Samarah Andrade, essa paciente será examinada se constatada a doença, será observado se há indicação para cirurgia e se for o caso, vai ser solicitada e realizada", atentou Vinícius
Ele ressaltou que o HAM possui um ambulatório de cirurgia, reforçado para atender o prolapso.
Ponta pé inicial
"Fico feliz com a iniciativa do HAM, e a proposta do Dr. Vinícius Brito, em investir nesse procedimento, que não vinha sendo realizado na gestão pública estadual, e agora está acontecendo um pontapé inicial com a presença das pacientes. Isso traz uma qualidade de vida e bem estar para população carente que é usuária do SUS. O Opera Sergipe que vai ser lançado dia 22, contempla esse procedimento", afirmou o secretário de Saúde do Estado de Sergipe, Walter Pinheiro.
Ele disse ainda, que esse procedimento vem com algo a mais, dentro do rol de procedimentos para a primeira fase do Opera Sergipe.
"Nosso propósito é cuidar das pessoas e buscar parceiros como o Hospital Amparo de Maria", pontuou o secretário.
Segundo o diretor Técnico do HAM , Rodrigo Dias, há no ambulatório do HAM, cerca de 100 pacientes já cadastradas e com exames, prontas para cirurgia. "As pacientes que suspeitam de prolapso, procurem sua UBS, façam consulta e depois faremos uma busca ativa para realizar os exames especializados no Hospital Amparo de Maria. Das pacientes cadastrada, faremos cinco cirurgias por dia. Esperamos zerar a fila até dezembro", informou diretor Técnico.
Gerando esperança
A paciente Cremilda Amorim, 72 anos, está com bexiga baixa e aguarda cirurgia há oito meses. Isso tem trazido trastorno e agora está confiante com a cura através da cirurgia.