No dia 17 de setembro é celebrado o dia Nacional da Segurança do Paciente. Neste sentido, o Hospital Amparo de Maria realizará a partir do próximo dia 18 até dia 22 deste mês, a semana de ações educativas, voltadas ao setembro Laranja, incentivando a cultura de segurança do paciente.
O intuito das ações é enfatizar a importância da assistência segura para os colaboradores, principalmente os profissionais que trabalham diretamente na assistência ao paciente, visando informá-los sobre a importância em aderir às seis metas de segurança do paciente, para minimizar os potenciais riscos dos eventos adversos. Informa a enfermeira do núcleo de segurança do paciente, Nathalia Salmeron.
Ela destaca que é importante reforçar a prioridade no cumprimento das seis metas internacionais de segurança do paciente. " Vamos mostrar de forma lúdica e dinâmica que através delas, conseguiremos minimizar significadamente os riscos. A segurança do paciente é algo primordial no Amparo de Maria", pontua Nathália.
Metas
Às seis metas de segurança do paciente são:
meta um: identificação correta do paciente
Meta dois: comunicação efetiva entre os profissionais da saúde
Meta três: melhorar a segurança dos medicamentos
Meta quatro: cirurgia segura
Meta cinco: higienização adequada das mãos
Meta seis: reduzir os riscos de quedas e lesão por pressão.
NSP -O Núcleo de Segurança do Paciente funciona no HAM, e tem por objetivo, apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, visando promover ações que reduzam o risco de danos.
“Promover um bom cuidado à saúde é primordial”, atenta a enfermeira Natália Salmeron. Ela ressalta ainda, que o NSP foi criado para implementar ações voltadas à segurança do paciente desde a admissão até a alta no HAM.
Sem danos — "É preciso haver uma redução aceitável de danos que possam prejudicar a vida do paciente. Visamos com isso, estimular e criar uma cultura de gerenciamento dos cuidados, através da prevenção e notificação dos incidentes associados à assistência à saúde que segue até a saída do hospital”, observa a enfermeira.
Comunicação
O núcleo ainda visa promover a comunicação efetiva entre os profissionais, segurança relacionada as medicações de alta proteção, cirurgias seguras, higienização das mãos, prevenção de lesões por pressão e quedas, além de outros cuidados