Anualmente são 68 mil novos casos de Câncer de Próstata e 13 mil mortes em decorrência da doença. O tumor desponta no ranking, como o mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. Para prevenir que a doença se propague de uma forma mais agressiva em Sergipe, o Hospital Amparo de Maria, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP/HAM), em parceria com a UNIT/ESTÂNCIA, realizou na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório do HAM, uma ação do Novembro Azul, tendo como publico alvo os colaboradores da Unidade.
Após um alongamento físico, bate papo, apresentação de vídeos, tudo de forma leve, ministrada pelos alunos do 6ºperiodo do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes, que estavam acompanhados pela preceptora Marcia, foi ministrada palestra com o tema “Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata”, para o público masculino do HAM.
“ Trouxemos essa ação que é alusiva ao novembro Azul, abordando uma nova temática sobre a Prevenção ao Câncer de Próstata. Foi muito importante a participação dos alunos, bem como dos homens da maternidade. Os alunos prepararam com todo carinho. “A Importância da Prevenção de Prevenção de Câncer de Próstata, informando como deve ser feita a higienização da genitália masculina, quais os fatores de riscos associados, como é feito o diagnóstico e o próprio tratamento. Uma temática importante na nossa atualidade, já que o novembro Azul é alusivo a prevenção’’, disse a professora do ensino clinico, Márcia Karina Lima Dantas.
Dia ímpar
O acadêmico do 6º período de Enfermagem, Adriano de Oliveira Santana, disse que foi um dia ímpar, visto que foi compartilhado com os homens que trabalham na instituição, sobre a importância deles se cuidarem. "Os homens se acham inabaláveis e não dão a atenção devida a saúde . Hoje desmistificar isso. A ideia é cuidar da saúde, desde já", observou o estudante.
Preconceito - A enfermeira do NEP, Maria Cristina Leite Ferraz, disse que é importante além dos treinamentos e capacitações internas, promover o debate sobre temas que estão em destaque no mês como o novembro azul, que está voltado para os homens. No mês da prevenção do Câncer de Próstata é importante debatermos no ambiente de trabalho, junto a população masculina do nosso hospital, esse tema que gera muito preconceito. Temos que desmistificar esse tema e precisamos incentivar os homens a realizar a prevenção e o acompanhamento para evitar o Câncer de próstata de forma avançada", assegurou Cristina.
O Motorista Rômulo Batista Santos, disse que a palestra foi importante. Ele já atingiu a idade de fazer o exame. "Depois da palestra estou motivado a fazer o exame. Também vou repassar essas informações para os amigos. Hoje, a meta é ajudar a salvar vidas", disse. Para Gustavo de Oliveira Fagundes que trabalha no departamento de informática, tudo foi dito de maneira dinâmica e divertida. "Aprendemos a reconhecer causas e diagnósticos. A idéia é disseminar e prevenir a doença com antecedência, antes que ela se propague", alertou Rômulo.