O Hospital Amparo de Maria, participou do 8º Congresso Norte Nordeste das Secretarias Municipais, com um stand do HAM, onde foi apresentado o Projeto Amparo Mulher.
O evento que aconteceu nos últimos dias 3, 4 e 5 de novembro registrou a passagem de 600 pessoas no stand, os secretários, congressistas e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto que tem como foco no parto respeitoso, o Projeto Amparo Mulher nasce para comtemplar um olhar integral para a saúde da mulher. O objetivo do Amparo Mulher é dar suporte físico, mental e emocional necessário para as mães nos momentos de gravidez e o puerpério, oferecendo, a elas, atendimento multiprofissional especializado,
O ginecologista e obstetra Vinicius Alberto Nascimento de Brito, disse que o parto precisa ser respeitado. A principal palavra é respeito. E esse posicionamento deve acontecer em relação ao corpo da mulher, dando prioridade a decisão dela, com as escolhas dela. O parto pode ser assistido de várias formas, então não tem porque restringir isso. Explicamos que a mulher tem livre escolha, já que o corpo é dela", assegurou o médico.
Ele disse ainda que os dias de encontro geraram uma experiência positiva.
"Fizemos um mostruário sobre nosso atendimento, com depoimentos de pacientes, para mostrar um pouco da nossa proposta de assistência Deixamos claro, que a nossa proposta, na verdade é uma assistência completa, em cuidados relativos à saúde e a vida social da paciente. Nosso intuito é promover uma assistência integral aos pacientes do Amparo de Maria", atentou Vinícius.
A secretária de Saúde de Pé de Serra, na Bahia , Lorena Cordeiro, disse que entende que a frase: "Para mudar o mundo, temos que mudar a forma de nascer, a forma de parir, temos feito esse trabalho lindo no município Pé de Serra. Temos em média, 14 mil habitantes. Em dois anos de gestão temos desenvolvido um bom trabalho, voltado para as gestantes do nosso município. Olhando a história do Hospital Amparo de Maria, e especialmente esse projeto “Amparo Mulher”, realmente me emociono. Ver essas vivências do que está sendo feito, eu diria que nos fortalece também e entendemos que é possível fazer o melhor. Não é só o município de Pé de Serra que tem buscado a melhor maneira trazer uma vida ao mundo, realmente a equipe do HAM, está de parabéns, estou encantada, muito lindo de se ver essa sensibilidade, esse olhar diferenciado, esse cuidado para essas mamães que desejam trazer ao mundo uma nova vida”, afirmou emocionada.
Humanização
O diretor presidente do Hospital Amparo de Maria, Max Carvalho disse que é uma grande alegria confirmar um resultado tão positivo. "Sem sombra de dúvidas, o resultado vai muito além do que era esperado. Poder apresentar para a sociedade, para todos participantes do Congresso, a possibilidade, a nova oportunidade, uma nova apresentação, uma nova forma de um atendimento humanizado, sempre de forma respeitosa com o paciente e grande. Mostramos qual é a concepção, qual o conceito do Amparo Mulher, o que significa dar toda a atenção à saúde materna. O foco é esse, fico muito feliz que o retrospecto tem sido muito favorável. As pessoas têm se interessado bastante, têm procurado o HAM, fazendo o cadastro. Já estamos dialogando com alguns estados que têm interesse em visitar o Amparo de Maria. Nesse momento é só agradecer a toda equipe que se empenhou bastante e conseguiu colocar o HAM em outro patamar", declarou Max Carvalho.
Diego Santana, Secretário Municipal de Saúde de Nossa Senhora das Dores, disse que o Projeto Amparo Mulher é muito importante. "Já temos um grande conhecimento, fizemos recentemente uma visita técnica ao HAM e fomos muito bem recebidos pelo Dr. Max Carvalho e sua equipe. Ficamos vislumbrados com a estrutura do hospital. É uma nova era. Por toda dificuldade que passou o Amparo de Maria, vemos hoje se materializando em realidade todo um projeto positivo. É uma grande satisfação estar perto", disse.
O Assessor Técnico de saúde do município de Nossa Senhora das Dores, João Lima, “Eu particularmente estou satisfeito, por estar militando no SUS há muito tempo, conhecendo a história do Amparo por onde passei e conhecer hoje o ressurgimento da gestão, da assistência, da qualidade do atendimento do usuário", assegurou.
SES
A secretária de Estado de Saúde, Mércia Feitosa, disse que adorou o evento que considerou como uma oportunidade de Sergipe sediar um grande evento. "Um encontro de secretários municipais de saúde,que reuniu, também, secretários de estado. Foi uma oportunidade para todos os secretários, discutir Sistema Único de Saúde, todas as suas áreas: atenção primária, judicialização, regionalização, atenção farmacêutica. Foi maravilhoso trazer apresentação de empresas, de instituições, estive no stand do Amparo de Maria, fiquei encantada com a formatação. Está belíssimo e queria que todos pudessem visualizar. O importante é enxergar o Amparo nessa Ascensão, em tudo que ele vem apresentando. Esse projeto Amparo Mulher é perfeito, singular, porque vem resgatando tudo que historicamente havia no Amparo. Como Secretaria do Estado, ficamos muito felizes em ver a instituição ganhar essa grandeza, essa vivacidade que sabemos que vai ser importante para região e todo estado", assegurou Mércia Feitosa.
A nutricionista Keila Bezerra de Souza, comentou que de dez anos para cá, todas as pessoas têm sido vistas como coletivo e não mais como indivíduo. "Quando há um serviço que você olha para o indivíduo, para família, para mãe, para o bebê que está chegando, de uma forma individualizada, isso é muito especial. É muito bom, quando nós somos olhados como somos e não como um número, um grupo, uma parte de uma etnia. O trabalho de vocês traz carinho na alma. Eu vi o trabalho de vocês fazendo isso, carinho na alma da mãe que vai lá, que precisa do serviço, muito provavelmente esse bebê que vai nascer ,ele será mais acolhido e a família também se sentirá acolhida", atentou a nutricionista.