O Junho Vermelho tem como objetivo homenagear os doadores de sangue e conscientizar os não doadores sobre a importância do ato.
Pensando em incentivar seus colaboradores o Hospital Amparo de Maria (HAM), vem incentivando a campanha sobre importância de ser um doador e nesse sentido, foi disponibilizado um wallpaper em todos os computadores da unidade, além de material gráfico e virtual para as redes sociais.
Lembrando que uma doação pode salvar até quatro vidas, o coordenador do Núcleo de Comunicação do HAM , Douglinhas Mirandda, ressaltou que o maior objetivo é ajudar a quem precisa.
A assessora de Comunicação da Fundação Parreiras Horta - Hemose, Rosângela Cruz, explicou que o Junho Vermelho é um movimento nacional em que todos os hemocentros do Brasil, destacam a importância da doação de sangue como um ato regular. "O homem, pode doar sangue num intervalo de 60 dias, não ultrapassando quatro doações ao ano e a mulher, pode doar sangue a cada 90 dias, não ultrapassando três doações ao ano", esclareceu.
Oportunidade
Rosângela ressaltou que para o Hemose, o Junho Vermelho é uma oportunidade de parabenizar os doadores pela comemoração do Dia Mundial do Doador e reforçar a importância da doação de sangue durante os festejos juninos, para manutenção dos estoques de sangue e o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado.
Estoques
O Hemose está em estado de alerta para os sangues: A e B positivo e O, A, B negativo. "É importante lembrar que o sangue atende pacientes com câncer, leucemias, renais, vítimas de acidentes de trânsito com traumas, cirurgias de grande porte, cardíacas, ginecológicas, ortopédicas e em Junho, em decorrência dos festejos juninos, as vítimas de queimaduras em fogueira e manuseio de fogos de artifício", concluiu a assessora.
Consciência
A Biomédica do HAM, Nayra Alexsandra Silva Silveira, informou que o HAM possui uma agência transfusional, e só recebe os enzemas componentes do hemocentro. "A doação é de suma importância. É um ato voluntário. "Os 450 ml retirados para doação é muito para quem está recebendo e tanto precisa", afirmou a Biomédica. Ela lembrou que a doação do plasma também não é tão comentado, mas é algo muito necessário principalmente no centro cirúrgico, em uma urgência.
Critérios para doar
Estar em bom estado de saúde
Estar bem alimentado
Pesar acima de 50 kg
Ter entre 16 a 69 anos
Apresentar documento oficial com foto
Procure o HEMOSE
Atendimento: Segunda a Sexta, 7h30 às 17h
Informações: 3225-8039 e 3259-3174